Trabalhadores, aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam sem o ao site e ao aplicativo Meu INSS na manhã desta terça-feira. Segundo a Dataprev — empresa de processamento de dados do governo federal, que processa dados previdenciários —, a pane afeta também o sistema de agendamento do INSS, além das consultas a benefícios e a informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
O problema afeta até a emissão do informe de rendimentos para quem precisa fazer a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023 (ano-base 2022).
O CNIS reúne dados sobre as contribuições previdenciárias dos trabalhadores da iniciativa privada. Neste sistema, estão listados todos os vínculos trabalhistas e os respectivos recolhimentos mensais à Previdência Social.
O Meu INSS, por sua vez, permite requerer benefícios, marcar perícias médicas, consultar agendamentos já feitos, saber sobre andamento de processos, fazer atualização de dados e até consultar o extrato de pagamento mensal, incluindo o valor da antecipação da primeira metade do 13º salário (50%), que será liberada nos próximos dias com o benefício referente a maio.
O governo Lula em imagens



O problema nos sistemas teria sido causado durante uma manutenção preventiva no datacenter do Rio de Janeiro, no último domingo, dia 21. De acordo com a Dataprev, durante um procedimento padrão no equipamento de armazenamento, realizado pelo próprio fabricante, ocorreu um desligamento não programado de alguns discos.
Desde então, há instabilidade nos sistemas do INSS. O problema pode afetar também os sistemas do Ministério do Trabalho e Emprego.
“As equipes técnicas da Dataprev, em conjunto com o fabricante, seguem atuando para que todos os sistemas dos clientes estejam completamente disponíveis o mais rapidamente possível”, informou a Dataprev, em nota, na noite desta segunda-feira.
Atendimento via central 135
A saída para os segurados é procurar informações junto à central telefônica 135. Por meio do call center, é possível fazer inscrição junto à Previdência Social, requerer benefícios, agendar atendimento em uma agência, consultar resultado de perícia médica, consultar data de pagamento de benefício e, fazer denúncia anônima, entre outras possibilidades
Além disso, o segurado pode conversar com um atendente para obter informações sobre um benefício da Previdência Social.
O horário de teleatendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Mas o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.