
A rede estadual de educação de Santa Catarina adotou uma nova forma de avaliar os estudantes. A medida, já em vigor, busca aumentar os resultados considerando a média global, segundo a SED-SC (Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina). A nova avaliação de estudantes é questionada por professor.

Avaliação de estudantes na rede estadual já está em vigor desde terça-feira (29) – Foto: Pixabay
SC anunciou mudança na avaliação de estudantes
A mudança, publicada no DOE-SC (Diário Oficial de Santa Catarina) na última terça-feira (29), atende à Resolução n.º 043 do CEE-SC (Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina). Segundo a SED-SC, a medida permite que os “estudantes tenham várias oportunidades de demonstrar seu aprendizado” (leia a íntegra do posicionamento mais abaixo).
Como vai funcionar:
- A avaliação de estudantes vai levar em consideração os resultados das avaliações parciais, atividades, trabalhos e afins;
- A média global é calculada a partir da soma de todas as notas e a divisão dela pelo número de disciplinas cursadas pelo estudante;
- Apenas os estudantes com frequência mínima de 75% nas aulas terão direito à avaliação pela média global;
- A média mínima para aprovação é de seis pontos.

Mudança é questionada por professor da rede estadual – Foto: Unsplash/Reprodução/ND
Exemplo | Na prática, se um aluno cursar cinco disciplinas e, hipoteticamente, apresentar as notas 2 + 6 + 5 + 10 + 7, o resultado fica da seguinte forma: 30÷5 = 6 (nota mínima para aprovação).
O modelo anterior da avaliação de estudantes focava nas notas de provas específicas e trabalhos. Com a mudança para o sistema de avaliação por média global, o resultado vai considerar as pontuações de todos os componentes.
Segundo o professor da rede estadual Carlos Eduardo de Souza, a mudança pode “mascarar os problemas” no sistema educacional.
“Uma portaria para fazer a média global dos estudantes que chega em novembro, já no final do ano, na verdade, não a de uma forma de mascarar os problemas efetivos da educação, que não vão se resolver garantindo positivamente a aprovação dos alunos para ir bem no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, pondera Souza.
O que diz a Secretaria de Educação de SC
“Atendendo a Resolução Nº 043, do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), as escolas da Rede Estadual de Ensino am a adotar a média global para avaliação dos estudantes. A média global é a média aritmética das notas finais de todos os componentes/disciplinas da matriz curricular.
Essa prática visa promover uma avaliação mais contínua e formativa, permitindo que os estudantes tenham várias oportunidades de demonstrar seu aprendizado. Assim como Santa Catarina, outros estados brasileiros têm adotado abordagens que consideram a média global em suas avaliações”, diz a secretaria, em nota.