Aproximadamente 141 voluntários deverão participar do mutirão
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, será realizado um mutirão de limpeza nas praias de São Francisco do Sul, Balneário Piçarras, Penha, Bombinhas e Palhoça, em Santa Catarina, entre os dias 4 e 8 de junho. A ação é uma iniciativa da Veolia, empresa responsável pela coleta de resíduos no litoral Norte da região.
Além de engajar os funcionários da empresa, parceiros e as comunidades locais na proteção e conservação das praias, a ação visa promover e incentivar práticas sustentáveis de manejo de resíduos. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), no Brasil, anualmente, cerca de 2 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são despejados em rios e mares. A faixa de areia e a orla são identificadas como fontes significativas de resíduos que vazam para o mar, com 80% do lixo marinho originado no ambiente terrestre.
Aproximadamente 141 voluntários deverão participar do mutirão. No ano ado, cerca de 1 tonelada de resíduos foram recolhidos na praia do Ervino, em São Francisco do Sul. Para este ano, a expectativa é superar essa marca ao longo de 10 km de orla, considerando as cinco praias. Os materiais são, em sua maioria, recicláveis, como garrafas de plástico, vasilhames de vidro, eletrodomésticos e placas de trânsito. Os materiais serão encaminhados prioritariamente para a reciclagem, e os rejeitos serão destinados nos CGRs (Centro de Gerenciamento de Resíduos) de Brusque e Biguaçu, istrados pela Veolia.
Todos os participantes estarão devidamente equipados com roupas e equipamentos especiais para a coleta de resíduos. Além disso, serão fornecidos itens de proteção e hidratação durante a atividade, reforçando a importância da segurança e do bem-estar de todos os participantes.
“Essa ação busca não apenas limpar as praias, mas também conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis. A participação ativa da comunidade é essencial para reduzir o impacto dos resíduos sólidos no ecossistema marinho e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável”, destaca o Diretor Regional da Veolia na Região Sul, Hanokh Yamagishi.