Árvore espatódea: por que espécie proibida em SC é considerada ‘assassina de abelhas’?

A imponência e as belas flores da árvore espatódea (Spathodea campanulata) fazem com que as pessoas se encantem por essa árvore. Nativa do oeste da África, ela foi introduzida no Brasil como uma planta ornamental. No entanto, hoje é uma espécie invasora em diversos locais do país.

flor da espatódea

Flor da Espatódea possui substância nociva para aves e insetos – Foto: PMF/Divulgação/ND

Apesar de bonita, a árvore espatódea é nociva para insetos e aves, além de seu plantio ser prejudicial para o ambiente. Por causar grandes danos a animais polinizadores, ela é considerada uma “assassina de abelhas”.

Árvore espatódea traz riscos ao ambiente

A espatódea cresce rápido e se adapta muito bem ao calor. Por essa razão, foi incluída nas paisagens de muitas cidades brasileiras.

Carine Glienke, do Departamento de Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esclarece que a planta possui uma substância que faz mal para insetos polinizadores que vão extrair o néctar da sua flor.

“A mucilagem é uma secreção viscosa que fica dentro da flor, como se fosse uma gelatina. Quando as abelhas vão fazer a polinização, acabam ficando presas nessa mucilagem e morrem”, explica a especialista.

Quando as abelhas conseguem extrair o néctar da flor sem ficarem presas na mucilagem, elas podem levar a substância para as suas colmeias. “Pode acontecer de outras abelhas que não tiveram contato com a flor também serem afetadas”, diz Carine.

Outros animais polinizadores, como os beija-flores, também podem ser prejudicados pela mucilagem da flor da árvore espatódea, que é tóxica para eles.

Carine desencoraja o plantio de árvores exóticas: “espécies que não são nativas geram impactos imprevisíveis no nosso ambiente. É muito melhor que se invista na plantação de árvores que são nossas”.

Proibida em Santa Catarina

A Lei Estadual nº 17.694, de 14 de janeiro de 2019, proíbe a produção de mudas e o plantio da espécie em território catarinense. A multa para quem descumprir é de R$ 1 mil por planta ou muda produzida, sendo dobrada em caso de reincidência.

Como identificar a planta

A espatódea é uma árvore grande, podendo ter entre 7 e 25 metros de altura. Possui grandes flores vermelho-alaranjadas que, quando abertas, têm formato de uma taça. Suas raízes são pouco profundas e seus galhos caem frequentemente. Suas flores nascem no período entre abril e novembro.

árvore espatódea

Árvore espatódea pode chegar a até 25 metros de altura – Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Cascavel

Como denunciar

Ao avistar uma espatódea em solo catarinense, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia ambiental para órgãos competentes.

Em qualquer cidade catarinense, denúncias ambientais devem ser feitas ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) através do telefone 0800-644-8500 ou eletronicamente pelo site da Ouvidoria.

Se for em Florianópolis, a denúncia deve ser feita à Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM) através do telefone 3271-6851 (WhatsApp), no site da Ouvidoria ou presencialmente em uma unidade do PRÓ-CIDADÃO.

Árvore cortada no quintal do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – Foto: Diogo de Souza/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.