Nas últimas semanas, hospitais da região Oeste de Santa Catarina registraram o aumento dos atendimentos e a superlotação em alguns locais. O Hospital Regional São Paulo de Xanxerê segue superlotado e o Hospital da Criança em Chapecó divulgou um comunicado urgente com o aumento de 70% nos atendimentos.
Hospital de Xanxerê
Na terça-feira (2) o HRSP (Hospital Regional São Paulo) de Xanxerê informou que a superlotação em todos os setores do hospital continua. Ao todo, 245 pacientes foram atendidos nas últimas 24h.
O Coordenador da Emergência do HRSP, Vinicius de Moraes, afirma que a gravidade dos atendimentos aumentou nos últimos dias. “Além do alto fluxo de casos leves, também registramos aumento de casos mais graves”.
Alerta para os atendimentos
A direção do hospital ressalta que todos os pacientes que procuram o local são atendidos conforme a classificação de risco. A instituição reforça que sempre que possível, as pessoas procurem um primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e consultórios.
Classificação de risco
Ao chegar na Emergência, todos os pacientes são classificados conforme a gravidade clínica, para o à avaliação médica, exames e internação. O objetivo é realizar a identificação dos pacientes que precisam ser tratados com prioridade e aqueles que têm condições de aguardar por atendimento com segurança.
Hospital da Criança em Chapecó
Nesta semana, o HC (Hospital da Criança) divulgou um comunicado urgente sobre o aumento no número de atendimentos. Conforme a nota, os atendimentos aumentaram em 70% se comparado ao mês de março deste ano.
Os atendimentos no local também ocorrem por meio da classificação de risco. “Esta tendência inesperada demanda atenção imediata de nossa equipe para garantir a prestação de cuidados médicos adequados e oportunos aos pacientes”, completa o HC.
A principal causa do aumento são os sintomas respiratórios.
Hospital Regional do Oeste em Chapecó
Conforme os últimos dados divulgados pelo HRO (Hospital Regional do Oeste), todas as UTI’s registram a lotação máxima. Confira:
- UTI adulto: 20 leitos ocupados (100%)
- Pediátrico: 5 ocupadas e 1 em atendimento que aguarda vaga
- UTI Neonatal: 10 ocupadas e 1 em atendimento que aguarda vaga
Hospital São Camilo em Concórdia
Conforme a assessoria do Hospital São Camilo, os atendimentos seguem normais. O local tem 22 leitos ativos e 21 estão ocupados.
Hospital Terezinha Gaio Basso em São Miguel do Oeste
O Hospital Terezinha Gaio Basso possui oito leitos de UTI ativos e todos estão ocupados, conforme a assessoria do local.
Joaçaba e Caçador
O Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba também está com a emergência superlotada. Conforme o local, o número de atendimentos e a gravidade no setor de urgência e emergência aumenta todos os dias. Dos 19 leitos de UTI ativos, três estão disponíveis e pertencem ao estado.
O Hospital Maicé de Caçador, no Meio-Oeste de SC, está com 100% das ocupações da UTI.