*Por Márcia Becker; o colunista Fábio Machado está de férias até o dia 17 de janeiro de 2024.
Os surfistas de Florianópolis brilham no Campeonato Mundial sub-20, encerrado no último sábado (13), em Oceanside Pier, na Califórnia, nos Estados Unidos. Leo Casal conquistou o terceiro lugar e Laura Raupp, no feminino, terminou a disputa na quinta posição. Os dois atletas locais competem como convidados da World Surf League (WSL).

Léo Casal durante o Challenger Series de 2023 – Foto: Divulgação/ND
A resiliência marcou a campanha Leo Casal no campeonato mundial sub-20. Na primeira fase, uma derrota na bateria inicial colocou o surfista na repescagem, em que derrotou o israelense Ilay Bochan para seguir vivo na competição.
Nas oitavas de final, nova vitória desta vez sobre o americano Taj Lindblad e classificação para as quartas de finais já se colocando entre os oito melhores surfistas da competição. O resultado histórico que colocou Leo Casal entre os melhores surfistas do mundo na categoria sub-20 foi nas quartas de finais, diante do australiano Javis Earle. Na semifinal, derrota para o havaiano Jackson Bunch e a terceira posição na classificação geral do mundial. O campeonato mundial sub-20 foi vencido pelo americano Jett Schilling.
Feminino

Laura Raupp é uma das promessas do surf catarinense – Foto: Divulgação/ND
Laura Raupp também ou pela repescagem por uma derrota no início da competição. A atleta conseguiu permanecer no mundial feminino após vitória sobre a japonesa Kana Nakashio.
No entanto, a competição terminou nas quartas de final para Laura, derrotada pela australiana Sierra Kerr, que se tornou campeã mundial na categoria.