Lula terá novo encontro com Lewandowski e Dino na quinta e deve definir escolha de ex-ministro do STF para a Justiça

Atual titular da pasta vai deixar o cargo para integrar a Corte
Lula e Ricardo Lewandowski durante a posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE em 2022Lula e Ricardo Lewandowski durante a posse de Alexandre de Moraes na presidência do TSE em 2022 — Foto: Evaristo Sá/AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta quinta-feira com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e com o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que é o mais cotado para a sucessão do cargo. De acordo com a agenda de Lula, o encontro será às 11h no Palácio do Planalto, e a expectativa é de que Lewandowski seja oficializado como novo ministro da Justiça.
Os dois estiveram na noite desta quarta no Palácio da Alvorada, onde jantaram com o presidente. Nesta reunião, os três acertaram os últimos detalhes da nomeação do ex-ministro do STF. Dino deixa o cargo, justamente, para assumir uma vaga no Supremo.
Dino já se despediu da sua equipe no Ministério da Justiça. A expectativa é de que após a nomeação, ele cumpra alguns dias do seu mandato como senador antes da posse no STF, prevista para o dia 22 de fevereiro.
Dino foi indicado por Lula para a vaga de Rosa Weber no Supremo no fim de novembro. O Senado aprovou o seu nome em dezembro. Lula, porém, pediu que ele continuasse à frente da pasta da Justiça até o evento que marcou um ano dos ataques de 8 de janeiro, ocorrido na última segunda-feira.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.