Ao todo, o Brasil tem oito cardeais aptos a serem eleitos
Após 12 anos liderando a Igreja Católica, o Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em meio a complicações de saúde. Com a confirmação da morte, o Vaticano se prepara para iniciar o conclave, o tradicional processo de escolha de um novo papa.
Foto: Vatican News
Entre os cardeais elegíveis, três brasileiros naturais de Santa Catarina se destacam como possíveis sucessores: Dom João Braz de Aviz, de Mafra; Dom Jaime Spengler, de Gaspar; e Dom Leonardo Steiner, de Forquilhinha. Todos possuem trajetória marcante dentro da Igreja e já ocupam posições de destaque no cenário religioso nacional e internacional.
Ao todo, o Brasil tem oito cardeais aptos a serem eleitos, mas apenas sete poderão votar no conclave, já que Dom Raymundo Damasceno Assis, por ter mais de 80 anos, está impedido de participar.
A eleição do novo pontífice acontecerá na Capela Sistina, onde os cardeais permanecerão isolados até que um nome seja escolhido por maioria qualificada. A decisão será anunciada ao mundo com a tradicional fumaça branca, símbolo da escolha do novo líder da Igreja Católica.