Crime aconteceu em 30 de março, em Itaiópolis
Um homem foi preso nesta sexta-feira (24) suspeito de atirar contra uma casa em uma aldeia indígena Xokleng de Itaiópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. O crime aconteceu no dia 30 de março.
De acordo com informações da Polícia Federal (PF), a operação foi realizada para cumprir um mandado de busca e apreensão em um imóvel da cidade. No local, foram apreendidas três espingardas, munições e estojo para munição.
O homem responsável pelas armas foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A pena para este tipo de crime pode chegar a três anos de prisão.
Após a prisão, a PF instaurou um inquérito para apurar mais informações sobre o crime, incluindo a materialidade e identificação dos criminosos, por exemplo. As armas foram apreendidas pela polícia.
Outra prisão por conflitos com indígenas
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira o principal suspeito de ter matado o indígena Ariel Paliano, de 26 anos. O crime ocorreu há um mês, em uma área rural entre as cidades de Itaiópolis e José Boiteux. O investigado foi encontrado na casa de parentes no município de Xanxerê, a cerca de 400 quilômetros de onde ocorreu o assassinato brutal.
Segundo a PF, até o momento não há indícios de que a morte tenha ocorrido por causa de conflitos fundiários envolvendo a Terra Xokleng e nem por se tratar de uma pessoa indígena.
As autoridades não descartam o envolvimento de outras pessoas.