Sul de Santa Catarina tem alagamento em razão de ciclone

Rua alagada na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, após temporal

Rua alagada na cidade de Praia Grande, em Santa Catarina, após temporal – Prefeitura de Praia Grande

Município de Praia Grande decretou situação de emergência e registrou cerca de 70 desabrigados

O ciclone extratropical que atinge o sul do Brasil desde quarta-feira (14) e causou estragos e morte no Rio Grande do Sul também causou danos em Santa Catarina. O município de Praia Grande, na fronteira sul do estado, foi o mais atingido pelo fenômeno, na noite de quinta (15) e madrugada de sexta (16), e decretou situação de emergência.

De acordo com a prefeitura, mais de metade das vias do município de cerca de 7.300 habitantes se tornaram corredeiras, o que foi potencializado pelo rompimento de encanamentos e adutoras pelo temporal. Pela manhã, o município estava com o serviço de fornecimento de água interrompido.

Praia Grande tem um vasto território rural –superior a 20 quilômetros quadrados– e é conhecida como a capital catarinense dos cânions, entre os quais o Itaimbezinho, que fica no limite com o município gaúcho de Cambará do Sul. A cidade fica a 280 km de Florianópolis.

Por estar situada na bacia do rio Mampituba, que divide os dois estados do sul e tem como afluentes outros seis rios, Praia Grande é propensa a enchentes quando há grande volume de chuva. Segundo a Defesa Civil catarinense, a força da chuva fez com que a correnteza de alguns deles se invertesse.

Cerca de 70 pessoas ficaram desabrigadas e foram levadas ao ginásio municipal, transformado em abrigo. Ao longo da madrugada, todavia, a situação melhorou no município conforme se agravou no Rio Grande do Sul, com o deslocamento do ciclone.

Em Florianópolis, a preocupação com a chuva e com a chegada do ciclone levou a prefeitura a cancelar aulas na última quarta (14). Houve alagamentos em alguns bairros, mas sem gravidade.

Em Praia Grande, as aulas foram canceladas até a próxima terça (19).

Nesta sexta-feira, as aulas foram suspensas também em Araranguá, Balneário Gaivota, Ermo, Jacinto Machado, o de Torres, Timbé do Sul e Turvo.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, às 15h30, não havia registro de ocorrências em rodovias federais catarinenses em razão do ciclone.

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.