É impossível não notar: muito brilho, órios chamativos e coloridos. Tudo para atrair a atenção do consumidor para os itens de Carnaval expostos nas lojas do Centro de Florianópolis. Os comerciantes se preparam desde a virada do ano para alavancar as vendas para uma das épocas mais agitadas do ano, no entanto, ainda aguardam o início do Carnaval de rua, com os tradicionais bloquinhos, e o retorno às aulas, logo na sequência, para aquecer as vendas.

Priscila Soares comemora movimento pré-Carnaval – Foto: Leo Munhoz/ND
“Começamos a arrumar a loja para o Carnaval já no dia 2 de janeiro, mas só agora que percebemos que as pessoas estão buscando itens carnavalescos”, revela a gerente de uma loja de itens de festa, Priscila Soares. “O movimento ainda está lento em comparação ao ano ado”, completa.
A mesma opinião é compartilhada pelo vendedor de uma loja de maquiagens e órios, João Vitor Giacomelli. “Ainda há muito glitter para sair”, conta.
Na visão dele, por ser um Carnaval muito próximo da temporada de férias, as pessoas ainda preferem aproveitar as praias da Ilha. “Quando o tempo não está bom é quando o movimento aumenta. Vêm ônibus de excursão de [turistas] argentinos, mas os clientes ainda não estão procurando tanto por itens de Carnaval”, acrescenta.

Nivaldo França, dono de loja de fantasias, comenta sobre vendas – Foto: Leo Munhoz/ND
Dono de uma loja de fantasias e brinquedos, Nivaldo França explica que, por ainda serem férias escolares, é normal um movimento um pouco mais fraco. “O retorno às aulas costuma atrair muitos clientes em busca de fantasias para os filhos por conta das festinhas das escolas”, destaca.
A expectativa, segundo o empresário, é a abertura do Carnaval pelo bloco Berbigão do Boca, marcada para sexta-feira (2), e os blocos de rua que vêm em seguida. “Já no fim da semana ada, senti o movimento mudar. E esta semana também começou bem. Estamos na contagem regressiva e, quanto mais perto do Carnaval, mais vendas esperamos fazer. Até porque é uma tendência de o consumidor deixar para última hora”, lembra, aos risos.
Consumidores procuram por itens íveis
A saia de tule é uma tendência que vem desde outros carnavais. Um item ível, que varia de R$ 19,90 até R$ 59,90 e é capaz de compor vários looks, como explica a gerente Priscila.
“A saia de tule realmente é um dos itens que mais sai. São várias cores e modelos, sempre com muito brilho. Os clientes vêm procurando por itens mais em conta e, por isso, procuram também por vários órios”, relata.

Carnaval de Florianópolis anima comerciantes – Foto: Leo Munhoz/ND
A professora Cristina Makowiecki levou a filha Júlia e a amiga Isadora, ambas com 17 anos, para escolherem os órios para o Carnaval. A busca foi por itens íveis, mas sem perder o estilo.
“Nós já tínhamos ideias de fantasias em mente, só que não sabíamos muito bem o que queríamos pegar, mas sempre pensando em gastar menos. São vários bloquinhos com várias fantasias, então, sempre buscamos o mais barato”, conta Júlia.
Feliz mesmo ficou o empresário Nivaldo França, ao lembrar de uma cliente que foi à loja em busca de 25 saias de tule e 25 tiaras para uma festa que iria organizar. “São itens íveis. Com 50 reais, a pessoa já consegue estar pronta para pular Carnaval”, finaliza.