Dengue: município de Joaçaba está infestado com o mosquito

A secretaria de saúde de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina, fez um alerta sobre os riscos do mosquito Aedes Aegypti. A cidade registrou, ao longo de 2023, a marca de 297 focos da doença.

De acordo com informações da secretária de saúde, a situação da dengue é preocupante.

Município de Joaçaba está infestado com o mosquito. – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

As chuvas e altas temperaturas aceleram a disseminação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Usar repelente, não deixar água parada e colocar telas nas tampas dos ralos, são algumas orientações para essa época do ano.

Segundo a secretaria Municipal de saúde de Joaçaba, a cidade é considerada infestada pelo mosquito, o que preocupa. Nos últimos dias um novo caso da doença foi confirmado, outros estão em fase de análise.

O estado de Santa Catarina também divulgou um novo plano de contingência para o enfrentamento da dengue. O principal objetivo é evitar a ocorrência de óbitos pela doença.

Carmem Zanatta, secretária de saúde do Estado, diz que o plano estadual possui estratégias que servem de modelo para os municípios infestados. “O mosquito está adaptado ao clima. Estamos vivendo um período de intenso calor e com chuvas significativas”, comenta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.